SSF/RIO

Sobre o autor Jacob (J.) Lumier.


Visit The Development CAFÉ

Mensagem sobre o autor

Ensaísta incorrigível ao modo do ideal experimental com que se diferencia o homem de idéia, J. Lumier é um autor com experiência internacional, mas sem parti pris, cuja satisfação é a descoberta dos conteúdos intelectuais pela leitura e na leitura. Há quem veja nisso uma atitude obsessiva em intenção do outro e dos pósteros. Melhor para seus leitores, que  sempre podem se reconhecer contemplados em seus textos.

Portanto, não terá sido à toa haver intitulado sua Web “Leituras do Século XX”, ludibriando os que houveram imaginado nesta fórmula a coloração gris de um Outono nostálgico. Longe disso. Longe a cogitação de um eterno Século XX que se impostaria no título à pegada do termo “Leituras”. Pelo contrário. São as leituras literárias que imperam; é o trabalho da obra intelectual emergindo em atualizações recorrentes e sucessivas no ato de ler e escrever que prevalece. E ninguém pode negar o ápice literário e científico da produção intelectual do Século XX.

Os ensaios sociológicos e as publicações desenvolvidos a partir da Home Page PRODUÇÃO LEITURAS DO SÉCULO XX – PLSV  buscam contribuir e avançar na reflexão de uma situação de fatos com grande impacto, em que, sob a influência do impressionante desenvolvimento das técnicas de comunicação, passamos num abrir e fechar de olhos pelos diferentes tempos e escalas de tempos inerentes às civilizações, nações, tipos de sociedades e grupos variados.

No dizer de Georges Gurvitch, a unidade do tempo revelou-se ser uma miragem, como nos mostraram, simultaneamente, a filosofia (Bergson) e a ciência (Einstein). Tornou-se claro que a unificação dos tempos divergentes em conjuntos de tempos hierarquizados, sem o que é impossível nossa vida pessoal e a vida das sociedades, não é uma unidade que nos seja dada, mas uma “unificação a adquirir pelo esforço humano, onde entra a luta para dominar o tempo, dirigi-lo em certa forma”. Tal o problema da orientação no mundo, que penetra as expectativas e a sociologia do conhecimento investiga.

Em face dessa compreensão, se nos mantivermos em atenção, cultivando a mirada aberta à influência da expressão positiva e dos conteúdos intelectuais, iremos com certeza desfrutar da reflexão nas leituras de Jacob (J.) Lumier, e nelas reencontraremos a coerência dos problemas sociológicos e a visão em profundidade da realidade social.

Enfim, nos e-books monográficos e artigos sociológicos de Jacob (J.) Lumier são reafirmados e desenvolvidos os postulados realistas básicos de que: (a) nenhuma comunicação pode ter lugar fora do psiquismo coletivo; (b)  todo o conhecimento é comunicável mediante os mais diversos símbolos sociais; (c) a língua não é senão um meio para reforçar a interpenetração e a participação em um todo (Nós).

Se fosse perguntado, o leitor atento diria que juntamente com a noção dialética de mediatização, a palavra chave aproximando os ensaios de Jacob (J.) Lumier é “Gestalt”, uma das noções fundamentais em ciências humanas e sociais.

Neste sentido, os escritos sociológicos de Jacob (J.) Lumier são de interesse básico e prestantes à formação.

***

Perfil do Autor

Professor do ensino superior, o autor é Titulaire d’une licence de l’Université de Paris VIII – Vincennes, section Philosophie. Durante o prolongamento dos anos sessenta, freqüentou a antiga EPHE-VIéme Section (Sorbonne). É sociólogo profissional e exerceu a docência, lecionando Sociologia e Metodologia Científica junto à universidade privada e junto à universidade pública. Exerceu também as atividades de pesquisador com o amparo de fundação científica.

É o autor dos e-books monográficos e dos artigos sociológicos apresentados como produtos culturais de literatura digital sob o logo do referido websitio Leituras do Século XX cujo domínio é o único titular. Sendo subscritor e simpatizante da revista eletrônica Sociétés de l’information : comprendre la dynamique des réseaux , publicada em parceria com a Internet Society – ISOC, o autor realiza desde os anos noventa uma atividade intelectual e literária que promove na Internet a auto-aprendizagem, favorece a educação a distância (EAD) e é voltada para a formação nas ciências humanas, passando pela criação e coordenação de um grupo para a revalorização da monografia.

As obras de Jacob (J.) Lumier são digitadas em arquivos sob ambiência Windows com aproveitamento do Office-Word; são ensaios originais que observam os padrões acadêmicos e aplicam o modelo das monografias com as seguintes disposições: a) abordam problemas de sociologia e filosofia; b) apóiam-se em fontes teóricas e metodológicas de alguns pensadores notáveis do Século XX (Ernst Bloch, Theodor W. Adorno, Georges Gurvitch, Alexandre Kojévè); c) apresentam notas de rodapé ou notas de fim e bibliografia comentada; d) utilizam as normas técnicas recomendadas.

Jacob (J.) Lumier partilha a compreensão de que um ensaio se diferencia de um tratado nos seguintes termos: – “Escribe ensayísticamente el que compone experimentando, el que vuelve y revuelve, interroga, palpa, examina, atraviesa su objeto con la reflexión, el que parte hacia él desde diversas vertientes y reúne en su mirada espiritual todo lo que ve y da palabra a todo lo que el objeto permite ver bajo las condiciones aceptadas y puestas al escribir.” (…) “El ensayo es la forma de la categoría crítica de nuestro espíritu. Pues el que critica tiene necesariamente que experimentar, tiene que establecer condiciones bajo las cuales se hace de nuevo visible un objeto en forma diversa que en un autor dado; y, ante todo, hay que poner a prueba, ensayar la ilusoriedad y caducidad del objeto; éste es precisamente el sentido de la ligera variación a que el critico somete el objeto criticado”(c). Em duas palavras, o autor de ensaios dedica-se a cultivar sobretudo uma atitude experimental.

***

Jacob (J.) Lumier se identifica com a Carta de Princípios do Forum Social Mundial -FSM e atualmente está no OpenFSM

OpenFSM: un espacio virtual permanente para la construcción de otro mundo posible

Mensagem do Boletín FSM

Está en el aire el OpenFSM: un espacio virtual abierto y horizontal, creado para facilitar la comunicación y la convergencia entre los participantes, fortalecer la construcción permanente del Proceso FSM y ayudar en la preparación de los eventos centralizados, como el FSM 2009.

Todos/as participantes del foro en Belem o en Belem Expandida están invitados a utilizar el sitio OpenFSM para crear espacios y preparar sus actividades de manera colectiva, hacerlas visibles y buscar por pareceros para conexiones y convergencias.

El OpenFSM tiene un conjunto de herramientas para la creación de redes sociales, la comunicación en grupo, trabajo colectivo y la difusión de información, lo que puede ser utilizado por cualquier persona o entidad que se identifica con la Carta de Principios del FSM.

Cualquier usuario registrado en el OpenFSM puede  crear un espacio virtual para su organización, actividad, tema de interés o región geográfica. Del mismo modo, podrá invitar a otras organizaciones y particulares a participar en este espacio, o simplemente compartir información, propuestas e intereses con otros visitantes.

Cada espacio del OpenFSM ofrece a los usuarios de listas de discusión, edición de páginas para la planificación colaborativa y el trabajo, además de un blog para la difusión de textos e imágenes.

Visite el OpenFSM , haga un cadastro y se inscriba en los espacios existentes o crea su propio. Si necesitar de ayuda, visite http://openfsm.net/projects/openfsm/tutorial o escriba para website(en)openfsm.net.

***

As obras de Jacob J Lumier são registradas no Creative Commons Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil. Livros publicados recentemente

portada

Dois Estudos Sobre as Desigualdades Sociais

Curso de Sociologia do Conhecimento – Texto 02

Curso de Sociologia do Conhecimento – Texto 01

Outras publicações em Livros (15 X 21cm) com Bubok Publishing S.L. (Es) desde 2010: http://carlusmagn.bubok.es/

Dois Estudos Sobre as Desigualdades Sociais: Bubok, 137 p, Novembro 2013, ISBN eBook en PDF: 978-84-686-4704-3; ISBN Acabado en rústica: 978-84-686-4703-6

Curso de Sociología do Conhecimento – Texto 03: Bubok., 126 págs, Novembro 2013, Obra registrada no Safe Creative: Licencia: Todos los derechos reservados

A Utopia do Saber Desencarnado: Bubok, 106 págs, Outubro 2013, Obra registrada no Safe Creative: Licencia: Todos los derechos reservados

Curso-de-Sociologia-do-Conhecimento–Texto-02: Bubok, 133 págs, Agosto de 2013, Obra registrada no Safe Creative: Licencia: Todos los derechos reservados

Curso de Sociologia do Conhecimento – Texto 01: Comentários Críticos e Observações de Leitura, ensaio, 101 páginas, Bubok, Julho 2013, ISBN eBook en PDF: 978-84-686-4516-2; ISBN Acabado en rústica: 978-84-686-4515-5.

Karl Marx e a Sociologia do Conhecimento – 2ª edição ampliada”,Bubok, 146 páginas, Fevereiro 2013, ISBN Acabado en rústica: 978-84-686-3229-2; ISBN eBook en PDF: 978-84-686-3230-8

A Utopia Negativa – Segunda Edição Modificada, Bubok, 148p. Fevereiro 2012, ISBN: 978-84-686-0293-6. A Primeira edição foi publicada junto à Universidade de Málaga, Espanha (ISBN-13: 978-84-693-6125-2, Nº de Registro: 10/89770). Web Eumed.net

A Idéia Tridimensional em Sociologia, Bubok,156 págs. Julho 2011 – ISBN papel: 978-84-9009-129-6; ISBN ebook: 978-84-9009-130-2

Comunicação e Sociologia – Artigos Críticos / 2ª Edição modificada, Bubok,149 págs., Junho 2011  – ISBN (papel): 978-84-9981-937-2; ISBN (e-Book): 978-84-9981-938-9.

 A Moral do Artista: Leitura de Proust (Uma Abordagem Inspirada em Samuel Beckett), Bubok, 135 págs., Setembro 2010- ISBN: 978-84-9981-603-6;

Copyright ©2014 by Jacob (J.) Lumier

Todos os direitos reservados

Websites em que participa:

Leituras do Século XX

SSF-RIO Fórum de Sociologia

 ***

E-books de Jacob (J.) Lumier

Manuscritos arquivados em DVD

PUBLICADOS DESDE RIO DE JANEIRO

Publicações do Websitio Produção Leituras do Século XX – PLSV: Literatura Digital

http://www.leiturasjlumierautor.pro.br/sociologia.htm

Publicações On-Line

– Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura – O.E.I.

– Portal do Ministério de Educação MEC.br

Publicados entre 2005 e 2007

(1) – Tópicos para uma Reflexão sobre a Teoria de Comunicação Social (relações entre tecnologias da informação e sociedade) (Artigo, 16 págs.) Internet, O.E.I. / E-book, PDF, 2006, http://www.oei.es/salactsi/conodoc.htm

http://www.oei.es/salactsi/topicos.pdf

***

(2) – Comunicação social e sociologia do conhecimento: artigos (Ensaio 79 págs.) Internet, Portal MEC.br / E-book / pdf, 2007, Links:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=34320

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000105.pdf

***

(3) – Leitura da Teoria de Comunicação Social

desde o ponto de vista da Sociologia do Conhecimento (Ensaio, 338 págs.). Internet, O.E.I. / E-book / pdf, 2007, link:

http://www.oei.es/salactsi/ctsdocfn.php

http://jjlumiersinfronteras.wordpress.com/2012/07/26/839/

***

(4) – Laicidade e dialética:

dois artigos Saint-Simonianos para a sociologia do conhecimento (Ensaio 127 págs). Internet, Portal MEC.br / E-book / pdf, 2007, Links

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=53879

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000151.pdf

***

Publicados em 2008

“Cultura e Consciência Coletiva: Leituras Saint-simonianas de Teoria Sociológica”, 31 de enero de 2008, PDF 209 págs. Link http://www.oei.es/noticias/spip.php?article1872

http://www.oei.es/salactsi/lumier.pdf

***

“Psicologia e Sociologia: O Sociólogo como Profissional das Ciências Humanas”, 16 de febrero de 2008, PDF 170 págs. link http://www.oei.es/noticias/spip.php?article2005

http://www.oei.es/salactsi/lumier2.pdf

***

Direitos Humanos e Direitos Sociais:

Observações sociológicas para o altermundialismo”.

Artigo-mensagem postado em 04 de Junho no Website-rede < wsf2008.net >

***

“Técnica, Tecnificação, Sociologia do Conhecimento”, Web da OEI, 29 de septiembre de 2008, PDF, 101 págs,

link: http://www.oei.es/salactsi/matriz1.pdf

http://www.oei.es/noticias/spip.php?article3550

***

Publicados em 2009

“Crítica da Cultura e Comunicação Social”, e-book pdf 70 págs, Web da OEI, Janeiro 2009, link:

http://www.oei.es/cienciayuniversidad/spip.php?article18

***

Cultura e consciência coletiva-2“,

Web da OEI, Junho 2009, pdf 169 págs.

http://www.oei.es/cienciayuniversidad/spip.php?article388

http://www.oei.es/salactsi/CulturaConsci_06_09.pdf

***

O Tradicional na Modernização“:

leituras sobre Ernst Bloch, Web da OEI,

Maio de 2009, pdf  130 págs.

***

 

Visite a Page de Jacob (J.) Lumier na Web de Bubok Publishing  com seus livros recentes.

***

JACOB LUMIER PROFISSIONAL

Sociologia: Obras, Ensino e Consultoria

link

  1. Boa tarde,
    Meu nome é Sophi, trabalho no departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br, colocando o nome do seu blog no assunto.
    Agradeço a atenção.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: