SSF/RIO

Pelo fortalecimento da Comissão de Direitos Humanos da OEA

In direitos humanos, history, Politics on January 3, 2012 at 3:17 pm

Conectas cobra do Brasil apoio ao fortalecimento da Comissão de Direitos Humanos da OEA » Conectas – Direitos Humanos.

Junto-me à CONECTAS nesta atitude pelo fortalecimento da Comissão de Direitos Humanos da OEA

Jacob (J.) Lumier

Documento enviado ao governo questiona interrupção nos aportes financeiros e reafirma importância do respeito às medidas cautelares emitidas pelo órgão


A ONG internacional de direitos humanos Conectas manifestou hoje (03/01) preocupação com a ameaça de enfraquecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e solicitou, no dia 23 de dezembro, audiência à Secretaria Geral da Presidência da República, à Secretaria de Direitos Humanos e ao Itamaraty.

A intenção é  pedir esclarecimentos ao governo brasileiro sobre posições que vem adotando no Grupo de Trabalho Especial criado para fortalecer o sistema, especialmente no que diz respeito à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

“A Comissão não pode ser reduzida a uma dimensão apenas técnica ou consultiva. Ela desempenha um papel fundamental na proteção das vítimas de violações de direitos humanos e deve ter sua independência garantida, mesmo quando suas recomendações contrariem os interesses dos Estados”, disse a diretora executiva da Conectas, Lucia Nader.

No documento, Conectas manifesta preocupação especial com a ideia defendida pelo Brasil de que as medidas cautelares emitidas pela Comissão teriam apenas caráter recomendatório, tese que mina um mecanismo que “ajudou a salvar inúmeras vidas na América Latina, prevenir danos irreparáveis e proteger os direitos das vítimas”.

A organização também reconhece no documento a importância de que o orçamento da Comissão obedeça a critérios de “previsibilidade e suficiência”, como defendido pelo governo brasileiro, mas enfatiza que a contribuição financeira regular dos Estados e a autonomia da Comissão para gerir seu próprio orçamento são pontos fundamentais para resguardar a independência e a efetividade da ação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Saiba mais acessando o enlace acima.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: